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Como vamos te ajudar

Projetos Experimentais

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Se você quer realizar operações experimentais com drones, como voos autônomos em espaço confinado, swarming, ou long range (BVLOS) para fins de pesquisa, você vai precisar de um CAVE ou Isenção de Requisito da ANAC. Mas pode ficar tranquilo que a gente te acompanha do começo ao fim do processo, e te ajuda a conseguir a melhor solução.

Desenvolvimento nacional

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Se você desenvolve drones, e quer obter Autorização de Projeto para longo alcance (BVLOS), voos acima de 400ft, ou para drones pesados, conte com a nossa ajuda desde o começo! Nos acompanhamos o desde as fases iniciais, ajudando as decisões estratégicas de especificações e componentes, para poupar seu tempo e recursos, e chegar o mais rápido na certificação.

Certificação de drones importados

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Você é um importador, e quer trazer equipamentos maduros, mas que precisam de Autorização de Projeto para operar legalmente no Brasil? Conte conosco para obter a certificação o mais rápido possível.

Certificações ANAC

BLVOS

Voo além da linha de visada do piloto e observadores deve obrigatoriamente ser certificado. Principais requisitos envolvem redundâncias, tolerância e recuperação de falhas, capacidade de terminação de voo de forma segura para pessoas no solo, iluminação para melhor visibilidade e enlace de rádio (comando e vídeo) até uma distância 20% maior do que a que se pretende voar.

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Mais pesado que 25 kg

Drones que tenham peso máximo de decolagem maiores que 25 kg (classe 2) precisam de Autorização de Projeto, mesmo para operar em linha de visada (VLOS). O motivo para isso é que a energia cinética de aeronaves pesadas tem maior potencial destrutivo em caso de acidentes do que a de drones leves, por isso um rigor maior com esta categoria. Entretanto, os requisitos para certificação VLOS de um RPAS classe 2 são mais brandos do que os requisitos para BVLOS.

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Voos acima de 400 ft

Para voos acima de 400 pés (120 m) sobre o solo a ANAC passa a se preocupar com a interação da RPA com aeronaves tripuladas e portanto também exige Autorização de Projeto, além de habilitação dos pilotos, que devem conhecer a legislação de tráfego aéreo e os procedimentos de fonia, para coordenação da operação. Este tipo de operação também exige grande coordenação com o DECEA, e restrições conforme a categoria de espaço aéreo.

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Voo sobre pessoas

A exceção de órgãos de segurança pública, defesa civil, receita federal e prestadores de serviço para prefeituras em casos casos específicos (como pesquisa de endemias), o sobrevoo de pessoas não-anuentes (não envolvidas na operação) não é permitido, a menos com a devida permissão da ANAC, através de Autorização de Projeto. Aerolevantamento de cidades é uma das finalidades que é obrigada a ter um projeto certificado.

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  • O que é Autorização de Projeto?
    Autorização de Projeto é a equivalente para RPAS do que é a Certificação de Tipo para a aviação tripulada. É um processo de análise pela ANAC baseado em uma base de requisitos específica, que visam garantir a segurança da navegação aérea e dos bens e pessoas no solo. É relativa ao projeto (aeronave, controles, antenas, estação de solo, softwares, firmwares, etc.) em uma versão específica. Note-se, alguns requisitos para certificação de um drone são parecidos com requisitos da aviação tripulada, pois compartilham o espaço aéreo com esta classe, e muitos dos riscos e preocupações são semelhantes. Os reguladores aproveitaram todas as décadas de lições aprendidas da aviação tripulada incorporadas em bases de requisitos, e adaptaram bases e processos resumidos para cada cenário de uso de RPAs. Dessa forma, eles trazem a devida proteção a sociedade sem onerar demais o desenvolvimento tecnológico e de mercado dessa categoria.
  • Qual a diferença entre CAVE e CAER?
    CAVE é um Certificado de Autorização de Voo Experimental. Este documento existe com mesmo nome e natureza na aviação tripulada, e é o que, como o próprio nome já diz, qualifica a aeronave como experimental, e como tal, tem uma série de restrições operacionais, sendo a principal delas o veto ao uso com fins lucrativos. Pode-se operar uma RPA experimental para benefício próprio, para pesquisa e desenvolvimento, para demonstração de requisitos (durante um processo de pleito de Autorização de Projeto) para pesquisa de mercado e formação de pilotos. Os critérios para se obter o CAVE são bem menos rigorosos que os critérios para Autorização de Projeto, mas as restrições operacionais bem mais severas. CAER é um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPAS. O nome deriva do CA da aviação tripulada, que é o documento da aeronave que a permite a operação comercial. Para se obter CAER para uma aeronave, primeiro deve-se “certificar” seu projeto, obtendo a respectiva Autorização de Projeto.
  • Quanto tempo demora para se obter uma Autorização de Projeto BVLOS?
    Depende da distância e altura requerida e da complexidade e maturidade do projeto, mas normalmente entre 12 e 24 meses. Os requisitos incluem a demonstração da capacidade adequada de controle e transmissão de informações até uma distância 20% maior que a distância requerida para a Autorização de Projeto. Quanto mais baixo o voo, mais afetado o sinal é pelo relevo, interferências e até mesmo a curvatura da Terra. Por isso o voo a baixa altura e grandes distâncias é um desafio técnico grande, que normalmente toma um tempo maior para certificar. Sistemas que pretendam operar a mais de 10 km e abaixo de 400 ft AGL por exemplo, provavelmente usam antenas direcionais com sistema de tracking automático e torres telescópicas. Sistema este que além de participar do processo de Autorização de Projeto na ANAC, deve ser homologado na ANATEL, e diferentemente dos drones de consumo importados sem selo ANATEL, mas que já foram homologados pelo fabricante, estes sistemas customizados são testados e homologados “do zero”.
  • Quando buscar voar BVLOS
    No Brasil, o maior mercado para operação de drones é atualmente a agroindústria, e neste, o mapeamento e sensoreamento remoto se destacam. Para este tipo de operação, eventualmente se aceita uma resolução espacial menor em prol da produtividade, e desta forma há um grande desejo de voar mais alto e distante. Essa foi a primeira demanda por Autorização de Projetos do mercado, mais focada em voar acima de 400 ft AGL do que em grandes distâncias propriamente ditas. Voar acima de 400 ft AGL a distâncias inferiores a 5 km não é um desafio técnico tão grande por si, mas esta altura impacta a navegação aérea, e por isso há exigência de habilitação do piloto junto a ANAC e de coordenação prévia com o DECEA a cada operação (com 18 dias de antecedência). Outro grande mercado que demanda operação BVLOS é o de inspeções de infraestrutura (linhas de energia, óleodutos/gasodutos…), estes sim, como dito antes, são um grande desafio técnico e sua certificação mais custosa.
  • O que é RPA classe 2 e porque precisa de CAER?
    ANAC divide as RPAs (drones) em 3 classes, das mais pesadas para as mais leves, sendo: Classe 1: Peso máximo de decolagem (PMD) > 150 kg Classe 2: 25 kg < PMD < 150 kg Classe 3: PMD < 25 kg A Classe 1 é tratada quase igual às aeronaves tripuladas, tendo inclusive uma taxa de R$ 1 milhão para protocolar o pedido de Autorização de Projeto. A Classe 3, como já dito, em muitos casos não exige “certificação”, já a Classe 2, por ter uma energia cinética maior em caso de um acidente, tem um tratamento especial. Especialmente em 2021 a demanda por drones de pulverização de maior capacidade nos trouxe vários processos de Autorização de Projeto classe 2 para operação VLOS (em linha de visada). Estes projetos são de análise mais rápida do que os projetos BVLOS, levando de 6 a 18 meses. Um importador trabalhando com drones classe 2 é obrigado a emitir CAER para o comprador, e por isso, antes precisa da Autorização de Projeto. Da mesma forma o fabricante nacional. A Receita Federal tem apreendido equipamentos em descumprimento com a legislação e o importador que detiver a Autorização de Projeto tem a exclusividade para a solicitação de CAER sobre aquele projeto. O proprietário da aeronave classe 2, se pego operando comercialmente sem CAER pode ter o equipamento apreendido além de responder pelas infrações. E o MAPA em sua recente regulação sobre aplicações usando drones ficou bem a par da legislação ANAC e está executando as fiscalizações baseadas nela também.
  • O que é preciso para obter Autorização de Projeto?
    Primeiramente é preciso que o projeto cumpra os requisitos para a finalidade que se pretende. Por exemplo, se a intenção é operação BVLOS, é necessário redundância de meios de navegação, de forma a permitir a navegação mesmo com perda completa de sinal de GPS. Isso normalmente é cumprido com link de vídeo em tempo real. Também há requisitos de terminação de voo em cenários de emergência e um critério de energia máxima com que a aeronave (ou destroços) podem atingir o solo, o que normalmente é cumprido usando paraquedas balístico. Para ambos os exemplos (e todos os outros requisitos) não há uma obrigação de uso de uma solução específica, e sim um requisito e um critério de aceitação, com um motivo objetivo por trás, e há sempre outras formas de cumprir o requisito, que acabam sendo uma solução de compromisso no projeto. Cada requisito tem uma forma de demonstrar, pode ser por análise/cálculo, inspeção, simulação, teste em laboratório, ensaios em solo, ensaios em voo, etc. e nossa experiência com este processo vai poupar muito tempo para você.
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