Sobre
Engenheiros Aeronáuticos graduados pelo ITA, com background militar, e ampla experiência em desenvolvimento, testes e certificação de aeronaves e drones.
Principais realizações:
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1º CAVE BVLOS para distância superior a 40 km
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1ª Autorização de Projeto para RPA com motor a combustão
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1º CAVE de Classe 2 (mais de 25 kg) para pulverização agrícola
Quem Somos
Lucas Fontoura
Engenheiro Mecânico-Aeronáutico formado pelo ITA em 2012, trabalhou com ensaios em voo na FAB, e com desenvolvimento de controles Fly-by-wire na Embraer antes de começar a desenvolver e certificar sistemas remotamente pilotados. É piloto privado de avião e planador, tem mais de 10 anos de participação no SAE Aerodesign (competição de engenharia de desenvolvimento de RPAs asa fixa – foi competidor e juiz), e vasta experiência em certificação de aeronaves tripuladas e remotamente pilotadas. É o Responsável Técnico pela certificação da RPAS DJI Agras T16. Também gerencia as operações remotamente pilotadas e o lançamento das futuras operações de e-VTOL para UAM da Helisul Aviação.
José Aires
Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA em 2012, atua a quase uma década como engenheiro de ensaios em voo e gerente técnico em recebimentos e certificações de aeronaves e sistemas aeronáuticos militares (incluindo o SAAB Gripen E). Participa de desenvolvimento e certificação de sistemas remotamentete pilotados desde 2018 e foi o Responsável Técnico pela certificação do RPAS-112.
Nossa Trajetória
Somos engenheiros aeronáuticos de carreira, especialistas em ensaios em voo e certificação. Nosso trabalho com drones começou em 2017, antes mesmo da publicação do RBAC E-94 (regra específica da ANAC sobre drones), prestando consultoria para o desenvolvimento (que posteriormente tornou-se também certificação) de um projeto chamado RPAS-112, que se trata de um RPAS (do inglês, sistema de aeronaves remotamente pilotadas – como os drones são formalmente chamados pelos reguladores no Brasil) classe 3 (peso menor que 25 kg) para voos BVLOS (além da linha de visada) de longa distância.
Este foi um projeto de P&D patrocinado pela EDP e executado pela Energias Eficiência Energética com o objetivo de realizar inspeções de linhas de transmissão de alta tensão. Foi o primeiro no Brasil a ter CAVE para BVLOS de distâncias dessa magnitude (48km de distância horizontal, mesmo em alturas inferiores a 400ft AGL) e o primeiro projeto com motor a combustão a receber Autorização de Projeto da ANAC.
Tal projeto foi um enorme desafio técnico, pois manter link de rádio a longas distancias e a baixa altura é muito mais difícil do que a alturas superiores, devido a interferências e bloqueio do relevo do terreno. Para sobrepor esses desafios foi necessário o uso de rádios de nível militar, antena tracker com torre telescópica e um longo desenvolvimento de especificação, integração e testes de sistemas.
Além disso um grande desenvolvimento de ajuste, calibração e manutenção foi necessário devido ao uso do motor a combustão, dado seus níveis de vibração muito maiores que motores elétricos. Essa vibração influencia os sensores e controladores de voo da aeronave, tornando o projeto mais complexo. Além disso, o plano de manutenção de motores a combustão é mais extenso que o de motores elétricos (mais partes móveis), e o plano de manutenção faz parte do escopo de Autorização de Projeto.
Desde a conclusão deste projeto, constituímos nossa empresa de consultoria conjuntamente, e expandimos nossos serviços para outras certificações, incluindo de RPAS classe 2, tendo sido os primeiros a obter CAVE para um drone de pulverização classe 2, em parceria com a T4 Drones, empresa do Coronel R1 Vargas, que enquanto na ativa coordenou toda a criação da legislação do DECEA relativa a Unmanned Aircraft Systems (UAS).
Também assessoramos operações de alta complexidade e interações com outros reguladores do meio dos drones, como DECEA, ANATEL, MD e MAPA.